A libra esterlina, ou GBP, é a moeda mais antiga ainda em uso e uma das mais valorizadas do mundo, sendo a quarta mais negociada globalmente, atrás do dólar americano, do euro e do iene japonês.
Reino Unido – que inclui a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte – Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul são as principais nações que utilizam o GBP como moeda oficial.
Vai visitar ou morar no Reino Unido? Ou simplesmente se interessa pelo assunto? Neste texto, você conhecerá a história da moeda britânica, além da sua origem, características e curiosidades. Vem com a gente!
Conheça a libra esterlina
A moeda oficial do Reino Unido é a libra esterlina, também chamada de libra esterlina britânica, ela é representada pelo símbolo £ e pelo código ISO é GBP.
Em inglês, é denominada como British pound, pound ou pound sterling. Já os centavos são chamados de penny (singular) e pence (plural).
Como é uma moeda forte e amplamente usada para transações financeiras internacionais, outras moedas globais decidiram atrelar a sua taxa de câmbio à ela. Esse é o caso de:
- Gibraltar;
- Ilha de Man;
- Jersey;
- Guernsey.
O Banco da Inglaterra é o responsável por emitir a moeda britânica em notas de 5, 10, 20 e 50 libras.
As cédulas possuem sempre a imagem do monarca no poder. Com a morte da rainha Elizabeth II e a coroação recente do rei Charles III, as cédulas com a imagem do novo rei são previstas para começar a circular em meados de 2024.
Quer saber como vai ser o novo design das cédulas? Você pode conferir abaixo: