Você está pensando em diversificar a sua carteira de investimentos internacionalmente, mas está em dúvida se deve investir em BDR ou direto no exterior? Então, acompanhe a leitura até o final para conhecer mais a fundo sobre as duas possibilidades.
Em um cenário global e um mercado cada vez mais conectado, investir no exterior é algo muito mais acessível. Mas qual é a melhor opção para o investidor brasileiro?
Neste conteúdo, você entenderá como você pode começar a investir no mercado internacional. Vamos lá?
O que são BDRs?
Os brazilian depositary receipts, ou BDRs, são certificados em negociação na bolsa de valores brasileira, a B3, lastreados em um investimento no exterior. Nesse caso, ele pode ser uma ação de uma empresa, um título de renda fixa etc.
Isso quer dizer que ao comprar um BDR, você não está investindo em ações diretamente no exterior, como nos Estados Unidos, por exemplo. Na verdade, está comprando um recibo com lastro ou um título que te dá direito sobre as ações em questão.
Para entender melhor, considere o exemplo da Amazon. Ela é uma das maiores empresas do mundo e suas ações estão em negociação nos EUA.
Contudo, há um BDR dela em negociação na B3. Desse modo, em vez de comprar as ações diretamente no mercado norte-americano, o investidor brasileiro poderia ter exposição indireta por meio dele.
Os BDRs desempenharam um papel significativo no mercado brasileiro, principalmente quando abrir uma conta no exterior ainda era um processo burocrático e complicado.
Eles abriram muitas portas, como a ampliação das opções de investimentos, que oferecem acesso a ativos estrangeiros por meio da bolsa brasileira.
Eles podem ser:
- Patrocinados: aqueles que possuem envolvimento da empresa emissora desses ativos. Ou seja, quer dizer que existe um movimento efetivo por parte da empresa estrangeira, a fim de colocar os ativos à disposição do mercado brasileiro;
- Não-patrocinados: são aqueles que uma instituição depositária compra um lote de ações no exterior e os mantém sob custódia. Assim, não há envolvimento direto da empresa dona das ações.